18.3.11

PAPEL DO PROFESSOR - O PROFESSOR E SUA TAREFA

Sathya Sai Baba

A profissão de um professor é a de maior responsabilidade em todos os países. Se o professor se desvia do caminho da Verdade, toda a sociedade sofrerá. De modo que devem fazer todos os esforços para viver a vida com justiça. Têm ao seu cargo, erguendo o olhar em busca de orientação, crianças inocentes que ainda não conhecem o mundo e seus caminhos. Somente quando o professor se dedica ele mesmo a disciplina e observa bons costumes, podem os seus alunos se tornarem indivíduos e cidadãos ideais.
Quando o professor é presa de maus costumes, modos indesejáveis, más companhias e mal comportamento, as crianças também serão arrastadas naturalmente até o mau caminho. Se o professor dá um mau exemplo diante dos alunos, pode ocorrer que estes se voltem contra ele utilizando-se  do mesmo mal que aprenderam com o professor. Por isso, o professor tem que carregar a responsabilidade de promover o bem-estar do mundo e evitar que caia  no desastre. Certamente, mesmo hoje em dia alguns professores perseguem os antigos ideais. A vocês foi designado o dever de formar as crianças de suas escolas como alunos ideais.
Toda escola de aldeia deve se transformar em um Gurukula (as escolas nos bosques do passado nas quais os sábios ensinavam práticas espirituais junto com as demais matérias, e cada professor era um “rishi”- sábio), que conduzirá as crianças através dos caminhos materiais, morais éticos e espirituais até que cheguem a ser cidadãos ideais. Vocês também pertencem a linha dos “rishis” (sábios ) antigos, porque foram eleitos para esta tarefa. Cada religião ensina ao homem o caminho reto: Ele só tem que conhece-lo e caminhar por ele. Se a visão é reta, o que pode fazer a divisão? Escutem esta verdade, oh filhos da Índia! Em assuntos religiosos não devem dar lugar a dúvidas e discussões. Devem reconhecer a Verdade que pode reconciliar e unir a todas as religiões sem distinção. Ensinem as crianças essa Verdade e inspirem amor e harmonia nas suas mentes ternas de meninos e meninas. Eles são agora adoráveis brotos de plantas que dependem de vocês e de seus cuidados para ter um crescimento e um desenvolvimento adequado. O compromisso sagrado começou com o primeiro ministro e o ministro da educação. Eles plantaram a muda. A vocês professores, lhes foram confiado o dever de cuidá-la e faze-la crescer e se tornar uma bela árvore que ofereça suas flores e frutos ao mundo. Devem ajudar o desabrochar da flor da Paz e do fruto da equanimidade espiritual para que seja compartilhado por toda a humanidade.
De fato, vocês não são simples professores em suas próprias escolas, mas sim professores da raça humana. Portanto, têm que cultivar em seu próprio coração o espírito de sacrifício, as virtudes da caridade e a consciência da Divindade. Somente então estarão capacitados para cultivar isto no coração das crianças. Mas infelizmente nas escolas atuais faltam esses princípios na educação. Devem tratar de fazer o melhor que possam para refazer o sistema. Claro que nas primeiras etapas acharão esta tarefa difícil e exaustiva, porém tenham segurança de que à medida que continuem, acharão cada vez mais fácil.
Entre os estudantes de hoje em dia existem poucos indícios de moral e consciência espiritual e pouca vontade de discernir o que está certo ou errado. Eles não devem desperdiçar sua vida em busca de comodidades materiais. Devem conduzir suas vidas pelo serviço e sacrifício. Vocês devem decidir guia-los nessa direção. Nas escolas temos professores que ensinam história, geografia ou matemática. O professor de geografia abre um mapa de assinala algum país e explica como vivem as pessoas ali. O de matemática escreve no quadro negro 3+3+3= 9. O de história narra a vida de um soberano. Porém o instrutor militar tem que parar frente aos alunos perfilados e demonstrar ele mesmo o que devem fazer quando conta: um, dois, três, quatro, etc. Cada professor tem que, tal qual o instrutor militar, fazer o que diz. Deve demonstrar em sua própria vida, a verdade e a validade do que aconselha que os seus alunos façam. Por exemplo, os castiga porque fumam, mas se ele mesmo é um viciado em cigarros, qual é a autoridade que ele tem para dizer aos outros que não o façam? Por causa desse tipo de hipocrisia o professor perde todo o respeito diante dos olhos dos alunos. Se, por outro lado, vocês cumprem as regras que impõem e daí procuram praticá-las, certamente eles seguirão seus conselhos.
Quando podem chegar a esta etapa? Só é possível quando se tornem pelo menos personificações de humanidade, e quando reconheçam quais são as qualidades humanas essenciais. O pensamento que surge na mente, a palavra que se forma na língua e o ato realizado pela mão: quando estas três etapas são unidas no mesmo processo, indicam humanidade. Hoje em dia o homem parece ser homem, mas lhe falta humanidade, em parte porque pensa de uma maneira, fala de outra e age de uma terceira. Digam o que pensam; façam o que dizem: esse é o sinal da verdadeira hombridade. Por tanto primeiro devem agir de acordo com o seu próprio conselho, fazer a concord6ancia entre pensamentos, palavras e ações e daí então orientar as crianças. Do contrário vocês, como professores, não surtirão efeito sobre eles. Mesmo uma casa pequena requer alicerce. Para que uma árvore cresça, sem dúvida as raízes têm que ser fortes. Sem elas a árvore cairá com a primeira lufada de vento. Uma casa sem alicerce desmoronará na primeira ventania. De maneira similar, os alunos devem ter na escola o alicerce sólido para se progresso satisfatório na vida. Qual é o alicerce sólido? A moral, a ética e o conhecimento espiritual são a melhor base. Mas de nada serve falar simplesmente dos alicerces. Quando vamos construir sobre eles? Discutimos todo o tempo somente sobre os planos. O Movimento presente para as escolas primárias é unicamente a base. As escolas secundárias devem ser as paredes e os colégios o teto. Os três têm que ser planejados ao mesmo tempo,devem complementar-se. Atualmente estamos simplesmente pondo o cimento, porém esta não é a finalidade. Tem que ser levantada a construção. A muda está plantada, porem isso não é tudo: precisa ser regado, adubado e cuidado com atenção. Meu imenso desejo é que encham seu coração de amor e orientem as crianças sob seus cuidados pelo caminho dos valores humanos e ideais. Este corpo nos foi dado para que o usemos eficientemente cada minuto de nossa existência. É preciso ver o trabalho detalhadamente para que cada minuto do tempo destinado possa ser digno, levando a cabo o trabalho altruísta e implantar o esquema dado. A vida humana nos foi brindada para que a vivamos com boas ações. Se o homem deseja ser feliz e saudável, o primeiro exercício que deve fazer é tirar de sua mente todo mau pensamento, mau sentimento e maus hábitos. Qual é o passo seguinte? Deve receber com agrado os bons pensamentos, bons sentimentos e bons costumes. Estes exercícios podem ser iniciados desde a infância. Como professores, devem tirar o mau e preencher com o bom, o bem. Devem estar alertas, para impedir que as crianças se deixem perder pelos males da injustiça, violência, imoralidade e falsidade; isto lhes é imposto como um dever. Devem obter e transmitir uma educação que os forme como seres divinos, sagrados, íntegros e livres. O tolo dominou todo o conhecimento, se pavoneia por ser um erudito de grande fama. Porém não tem conhecimento de quem é e não se atreve a deixar um vício sequer. Sua reputação provém da controvérsia, mas sua erudição se filtra por muitos orifícios. Estuda e estuda até que morre, mas ainda não sabe como não morrer. Que aprenda ou não, o homem deve, depois de nascer como tal, aprender sobre sua alma, porque só ela pode dar bem-aventurança e imortalidade. 
Decidam hoje sacrificar tudo pelo bem das crianças inocentes que confiam em vocês e em sua orientação. Enquanto estiverem prisioneiros da barafunda das considerações monetárias e enquanto pensem que só esse benefício pode fazê-los felizes, seguirão sendo como são. Mas podem ganhar alegria no mesmo dia que se decidam pelo serviço dedicado. Pode ser que obtenham ou não as comodidades que requerem, devem prestar atenção na tarefa para a qual vieram, e cultivar os meios para compreender a Alma. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário