15.3.11

VIDYA - A VERDADEIRA EDUCAÇÃO

Sathya Sai Baba

A verdadeira educação, portanto, é a que dirige e aconselha a mente e o intelecto do homem para a aquisição da pura felicidade. Claro que só pode ser conseguida pelo esforço constante. As escrituras declaram: “a felicidade não se obtém pela felicidade”. Só quando experimentando a infelicidade pode-se ganhar a felicidade. Esta Verdade deve ser inculcada através da educação. Vocês podem dominar muitíssimos campos de estudos, mas se não tem cultivada a atitude de desapego, esse domínio não lhes serve de nada. Compartilhar com os demais, servir os semelhantes, esse é o principal padrão de uma genuína expressão de educação.
A educação torna-se nobre quando se implanta o espírito de sacrifício. O serviço prestado deve estar livre do menor traço de egoísmo. Isso não basta. O pensamento de servir não deve ser danificado pelo desejo de algo em troca. Assim como as árvores não comem seus frutos, ao contrário os oferecem para que outros os comam, com uma atitude de desapego; assim como os rios, sem beber das águas que por eles fluem, aplacam a sede e aliviam o calor que sofrem as pessoas; assim como as vacas oferecem seu leite, produzida principalmente para seus bezerros, com um espírito de generosidade nascido da renúncia, para ser compartilhado por outros, assim também aqueles que adquiriram sabedoria, devem oferece-la ao demais, movidos pelo serviço e sem ter em conta interesses egoístas. Hoje em dia a educação não transforma a mente. Detém-se no processo auditivo através do ouvido.
O que entra pelo ouvido pode não ser claro para a mente; pode chegar até ela apenas de forma imprecisa. De maneira que a educação deve ser ministrada de tal modo que seja captada pela mente de forma clara. Para conseguir este escopo, deve ser transmitida por meio de cabeças, línguas e mãos puras, sem manchas que as macule. Só então o aprendizado pode ser claro e a sabedoria brilhante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário