25.5.11

ENSINAMENTOS DE SAI BABA

"Educar não significa transmitir conhecimento. O conhecimento reunido nas escolas e colégios deve ser capaz de ser utilizado para servir à sociedade e ajudar a melhorar as condições de nossos semelhantes. O lugar onde se reúnem os verdadeiros mestres e seus estudantes deve estar pleno de serena paz. Pelo contrário, hoje em dia o que encontramos onde se reúnem os estudantes é o predomínio do medo e da insegurança. Não há paz em nenhum lugar. Isto não contribui para que este modelo de educação tenha crédito. Os estudantes, cujos corações deveriam ser ternos e compassivos, se transformaram em impiedosos e violentos. Humildade, respeito, compaixão, clemência, e maestria sobre os desejos dos sentidos são qualidades que revelam os resultados de uma genuína educação."

"Hoje, os cientistas e técnicos estão fazendo maravilhas nos campos da eletrônica, dos sintéticos, da energia atômica, e na exploração do espaço exterior. De um lado, temos este surpreendente progresso da ciência. Por outro lado presenciamos o caos político e econômico, conflitos nacionais, raciais e religiosos, sectarismos, inquietudes estudantis, que indicam o livre jogo entre forças divisórias. Como podemos explicar esta contradição: avanço científico de um lado e deterioração da conduta humana de outro? A razão é que junto com a evolução do conhecimento intelectual também cresce a ignorância sobre a prática de valores humanos."

"Tenha confiança total em Deus e em si mesmo. Envolva-se sempre com boas ações, atividades benéficas; fale a verdade, não cause dor pelas palavras ou ações ou mesmo pensamentos. Essa é a maneira de obter a paz; este é o maior benefício que você pode obter desta vida."
Sathya Sai Baba.

13.5.11

PALAVRAS SOBRE EDUCAÇÃO (3ª. parte)

Sathya Sai Baba

A educação atual desenvolve as habilidades e o intelecto, porém de que serve todo o conhecimento do mundo se não se tem caráter? É como água que se esvai pelo ralo. Se o conhecimento cresce enquanto os desejos se multiplicam, é inútil, porque faz de uma pessoa herói de palavras, mas inútil de ações. Os sucessos do homem nos campos da ciência e da tecnologia tem ajudado a melhorar as condições materiais da vida, porém o que necessitamos atualmente é uma transformação do espírito. A educação não somente deve servir para desenvolver a inteligência e as habilidades de uma pessoa, mas sim para ampliar a visão e torná-la verdadeiramente útil a sociedade e ao mundo. Isto só será possível, quando o cultivo do espírito se promova paralelamente a educação em ciências físicas. A educação moral e espiritual capacitará o homem para viver uma vida disciplinada. A educação sem autocontrole não é educação em nenhum sentido. A educação formal deve despertar no ser humano a consciência da divindade que subjaz nele. Os educadores têm que se sensibilizar neste sentido, para poder cumprir verdadeiramente com a finalidade da educação. 

A verdadeira educação deve tornar uma pessoa compassiva e humana, não egocêntrica e de critérios estreitos. A simpatia espontânea e o interesse por todos os seres devem fluir do coração de quem foi educado adequadamente. Essa pessoa deve sentir-se movida pelo serviço a sociedade no lugar de preocupar-se com suas próprias aspirações com aquisições. Este deve ser o propósito real da educação em seu sentido verdadeiro.



9.5.11

PALAVRAS SOBRE EDUCAÇÃO (2ª. parte)

SATHYA SAI BABA

A educação é o espelho que reflete a divindade imanente no homem, evidente em cada expressão de seu caráter. O processo educativo deve dar ao homem a inspiração necessária para descobrir essa verdade, buscando-a mediante o estudo do mundo objetivo. A completa realização reside na conscientização dessa verdade, que uma vez assimilada, não necessita de correção, modificação ou revisão.

A educação deve conduzir ao sucesso de uma vida dentro de uma atmosfera de unidade, sem as muitas exigências da diversidade. A pessoa educada percebe a relação que existe entre aquilo que parece diferente, mas que na verdade não é.

A educação deve demonstrar o caminho que permita ao homem fazer brotar o manancial oculto da divindade que possui em seu ser, sem que se enrede nas malhas das coisas materiais. Deve fomentar a transformação espiritual que é fundamental, acima até mesmo da elevação moral.

O verdadeiro sinal de que uma pessoa é educada, está na sua atitude de igualdade com o outro. Ela vê na sociedade, a manifestação do divino. A educação não conduz o homem da natureza até a alma que tudo penetra, mas o leva a estudar a natureza sob o enfoque unificador em função da alma.  

Quando as forças da natureza vêm sendo dominadas com propósitos egoístas, essas forças se voltam contra o homem como pragas, porém se são respeitadas como revelações da alma, se tornam benéficas. A educação deve dar ao ser humano esta visão. O processo pelo qual o ser humano renuncia a liberdade e se deixa aprisionar na rede do desejo, nunca poderia ser chamado educação. O objetivo da educação deve ser assegurar a paz e a estabilidade em cada país, pregando e praticando continuamente a unidade.

7.5.11

PALAVRAS SOBRE EDUCAÇÃO (1ª. parte)

SATHYA SAI BABA 
  
     A educação verdadeira outorga humildade, dota o ser humano de autonomia, a qual lhe dará direito a abundancia. Com a ajuda dessa abundancia ou riqueza, a caridade e a compaixão podem frutificar e por intermédio delas, se pode ganhar a paz e a felicidade neste mundo e no outro. Desse modo a educação é uma grande força construtiva para a humanidade, no entanto, os reformadores e os reconstrutores se têm ocupado ineficasmente do processo educativo, o qual foi reduzido agora a uma simples caricatura. A efetividade do sistema educativo e os benefícios que concede ao homem têm sido ignorados e rechaçados; educar hoje em dia é a arte de colecionar informação a cerca do mundo objetivo. Um sistema de educação que não ajude a distinguir entre o bem e o mal, que não infunda virtudes e amor a Deus, que não treine o ser humano nos códigos de humildade e reverência, que não amplie horizontes de admiração, que não incentive a servir respeitosamente aos pais, nem inspire a dedicação das capacidades e sucessos para o progresso de sua família, cidade, comunidade, e país, deve ser evitado. A corrupção e a crueldade dominantes nos países são indícios destes grandes defeitos.

         O egoísmo, a avareza, a ostentação e a injustiça prevalecem em todas as áreas. A nação não tem paz e o sentimento de segurança é muito frágil. À medida que se desenvolva a ciência e a tecnologia, a humanidade e o amor mútuo também deverão desenvolver-se na mesma medida, pois do contrario o homem chegará a ser uma ameaça para o próprio homem. A sensibilidade humana deveria ser tão elevada que ninguém pudesse tolerar a dor e a miséria do outro. Porém, quando alguém não se comove com a miséria dos seus próprios pais, como conseguir nele o cultivo deste gesto de bondade? 

         A educação deve transformar uma pessoa em uma autêntica encarnação da Realidade superior, que é a base do universo material, da vida no mundo, do crescente domínio da mente e da comunidade humana.

5.5.11

ESPÍRITO E O MUNDO

        “Existe quem acredite que a espiritualidade não tem nada a comungar com o mundo material e que o mundo material não deve fazer parte da espiritualidade. É um grave erro. A verdadeira divindade é uma combinação entre espírito e mundo, entre compromissos espirituais e obrigações sociais.  A unidade nacional e a harmonia social se fundem na espiritualidade. Criador e cosmos estão em eterna relação indivisível; um não existe sem o outro e não é correto fazer uma divisão entre Criador e criação. Vejam o Criador nas criaturas. A vida é uma busca - explore-a. A vida é um desafio - enfrente-o, a  vida é um jogo - jogue-o, a  vida é um sonho - realize-o, a  vida é amor - desfrute-o.
Quando vocês atacam uma determinada religião, na verdade estão agredindo a sua própria religião. O divino é onipresente e não pode ser confinado a um retrato ou estátua num pequeno altar. Pratiquem a religião do Amor. Amor como pensamento é Verdade, amor como ação é ação correta, amor como sentimento é paz, amor como compreensão é não-violência.”                     Sathya Sai Baba

“Amai-vos uns aos outros como eu vos amei.  Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e encontrareis; batei, e abrir-se-vos-á. Porque aquele que pede, recebe; e o que busca encontra; e ao que bate, se abre. Primeiro elimina o engano da tua visão. E depois livra teu companheiro do seu erro.  Vós sois a luz do mundo. Não se pode esconder a cidade edificada sobre um monte; nem se acende uma candeia para colocá-la no alqueire, mas no velador, para que ela alumie a todos que se encontram na casa. Assim brilhe a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a Vosso Pai que está nos céus.”  Jesus

“Busquem sua felicidade na felicidade de todos.” Zoroastro

“Tal como um rochedo não é balançado pelo vento, um sábio não vacila diante de acusações ou elogios.” Buda

“Da covardia que foge da nova verdade, da preguiça que se contenta com meias-verdades, da arrogância que pensa que sabe toda a verdade, Oh, Deus da Verdade, livrai-nos.” Prece judaica.

“Uma alma sobrecarregada não é capaz de carregar o fardo do seu semelhante. Deus é tudo e está em tudo e todos. Nada existe que não seja Deus.”  O Alcorão.

“Deus me criou à Sua imagem. Eu O buscarei primeiro e me certificarei de um contato verdadeiro com Ele. Depois, se for a Sua vontade, possam todas as coisas – sabedoria, abundância e saúde—ser acrescentadas como parte de minha herança divina. Pensamento hinduísta.” Sri Yogananda.

3.5.11

Pensamentos de SÓCRATES

Para conseguir a amizade de uma pessoa digna é preciso desenvolver em nós mesmos as qualidades que naquela admiramos.

Conhece-te a ti mesmo e conhecerás o universo e os deuses.

O verdadeiro conhecimento vem de dentro.

O que deve caracterizar a juventude é a modéstia, o pudor, o amor, a moderação, a dedicação, a diligência, a justiça, a educação. São estas as virtudes que devem formar o seu caráter.

O homem faz o mal, porque não sabe o que é o bem.

Pois bem, é hora de ir: eu para morrer, e vós para viver. Quem de nós irá para o melhor é obscuro a todos, menos a Deus.

Tendo o mínimo de desejos chega-se mais perto dos deuses.

Conhece-te a ti mesmo, torna-te consciente de tua ignorância e será sábio.

Transforme as pedras que você tropeça nas pedras de sua escada.

Só sei que nada sei, e o fato de saber isso, me coloca em vantagem sobre aqueles que acham que sabem alguma coisa.

Só quem entende a beleza do perdão pode julgar seus semelhantes.

Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância.

O grande segredo para a plenitude é muito simples: compartilhar.

Melhor sofrer uma injustiça do que cometê-la.


1.5.11

Atividades Ponto de Cultura "Nas Trilhas do Dinossauro"

         Com diversas atividades como teatro, informática, fotografia, cineclube, cerâmica, capoeira e outras, continuam as atividades do Ponto de Cultura "Nas Trilhas do Dinossauro" em parceria com a Associação de Amigos do Sítio Paleontológico de Peirópolis. São 70 adolescentes inscritos das comunidades rurais de Peirópolis, Ponte Alta, São Basílio e do bairro Residencial 2000, todos de Uberaba. Vejam um pouco do aconteceu em abril.

Oficina de Capoeira

Oficina de Capoeira

Oficina de Cerâmica

Oficina de Cerâmica

Oficina de Educação Patrimonial

Oficina de Fotografia

Fotografia no Museu dos Dinossauros

Fotografia no Museu dos Dinossauros

Oficina de Informática

Redescobrindo Peirópolis

Redescobrindo Peirópolis: conversa com Isaías

Oficina de Teatro

Oficina de Teatro

Redescobrindo Peirópolis: visita ao Museu 

Redescobrindo Peirópolis: visita ao Museu 

Redescobrindo Peirópolis: visita ao Museu