9.5.11

PALAVRAS SOBRE EDUCAÇÃO (2ª. parte)

SATHYA SAI BABA

A educação é o espelho que reflete a divindade imanente no homem, evidente em cada expressão de seu caráter. O processo educativo deve dar ao homem a inspiração necessária para descobrir essa verdade, buscando-a mediante o estudo do mundo objetivo. A completa realização reside na conscientização dessa verdade, que uma vez assimilada, não necessita de correção, modificação ou revisão.

A educação deve conduzir ao sucesso de uma vida dentro de uma atmosfera de unidade, sem as muitas exigências da diversidade. A pessoa educada percebe a relação que existe entre aquilo que parece diferente, mas que na verdade não é.

A educação deve demonstrar o caminho que permita ao homem fazer brotar o manancial oculto da divindade que possui em seu ser, sem que se enrede nas malhas das coisas materiais. Deve fomentar a transformação espiritual que é fundamental, acima até mesmo da elevação moral.

O verdadeiro sinal de que uma pessoa é educada, está na sua atitude de igualdade com o outro. Ela vê na sociedade, a manifestação do divino. A educação não conduz o homem da natureza até a alma que tudo penetra, mas o leva a estudar a natureza sob o enfoque unificador em função da alma.  

Quando as forças da natureza vêm sendo dominadas com propósitos egoístas, essas forças se voltam contra o homem como pragas, porém se são respeitadas como revelações da alma, se tornam benéficas. A educação deve dar ao ser humano esta visão. O processo pelo qual o ser humano renuncia a liberdade e se deixa aprisionar na rede do desejo, nunca poderia ser chamado educação. O objetivo da educação deve ser assegurar a paz e a estabilidade em cada país, pregando e praticando continuamente a unidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário