7.5.11

PALAVRAS SOBRE EDUCAÇÃO (1ª. parte)

SATHYA SAI BABA 
  
     A educação verdadeira outorga humildade, dota o ser humano de autonomia, a qual lhe dará direito a abundancia. Com a ajuda dessa abundancia ou riqueza, a caridade e a compaixão podem frutificar e por intermédio delas, se pode ganhar a paz e a felicidade neste mundo e no outro. Desse modo a educação é uma grande força construtiva para a humanidade, no entanto, os reformadores e os reconstrutores se têm ocupado ineficasmente do processo educativo, o qual foi reduzido agora a uma simples caricatura. A efetividade do sistema educativo e os benefícios que concede ao homem têm sido ignorados e rechaçados; educar hoje em dia é a arte de colecionar informação a cerca do mundo objetivo. Um sistema de educação que não ajude a distinguir entre o bem e o mal, que não infunda virtudes e amor a Deus, que não treine o ser humano nos códigos de humildade e reverência, que não amplie horizontes de admiração, que não incentive a servir respeitosamente aos pais, nem inspire a dedicação das capacidades e sucessos para o progresso de sua família, cidade, comunidade, e país, deve ser evitado. A corrupção e a crueldade dominantes nos países são indícios destes grandes defeitos.

         O egoísmo, a avareza, a ostentação e a injustiça prevalecem em todas as áreas. A nação não tem paz e o sentimento de segurança é muito frágil. À medida que se desenvolva a ciência e a tecnologia, a humanidade e o amor mútuo também deverão desenvolver-se na mesma medida, pois do contrario o homem chegará a ser uma ameaça para o próprio homem. A sensibilidade humana deveria ser tão elevada que ninguém pudesse tolerar a dor e a miséria do outro. Porém, quando alguém não se comove com a miséria dos seus próprios pais, como conseguir nele o cultivo deste gesto de bondade? 

         A educação deve transformar uma pessoa em uma autêntica encarnação da Realidade superior, que é a base do universo material, da vida no mundo, do crescente domínio da mente e da comunidade humana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário