25.5.11

ENSINAMENTOS DE SAI BABA

"Educar não significa transmitir conhecimento. O conhecimento reunido nas escolas e colégios deve ser capaz de ser utilizado para servir à sociedade e ajudar a melhorar as condições de nossos semelhantes. O lugar onde se reúnem os verdadeiros mestres e seus estudantes deve estar pleno de serena paz. Pelo contrário, hoje em dia o que encontramos onde se reúnem os estudantes é o predomínio do medo e da insegurança. Não há paz em nenhum lugar. Isto não contribui para que este modelo de educação tenha crédito. Os estudantes, cujos corações deveriam ser ternos e compassivos, se transformaram em impiedosos e violentos. Humildade, respeito, compaixão, clemência, e maestria sobre os desejos dos sentidos são qualidades que revelam os resultados de uma genuína educação."

"Hoje, os cientistas e técnicos estão fazendo maravilhas nos campos da eletrônica, dos sintéticos, da energia atômica, e na exploração do espaço exterior. De um lado, temos este surpreendente progresso da ciência. Por outro lado presenciamos o caos político e econômico, conflitos nacionais, raciais e religiosos, sectarismos, inquietudes estudantis, que indicam o livre jogo entre forças divisórias. Como podemos explicar esta contradição: avanço científico de um lado e deterioração da conduta humana de outro? A razão é que junto com a evolução do conhecimento intelectual também cresce a ignorância sobre a prática de valores humanos."

"Tenha confiança total em Deus e em si mesmo. Envolva-se sempre com boas ações, atividades benéficas; fale a verdade, não cause dor pelas palavras ou ações ou mesmo pensamentos. Essa é a maneira de obter a paz; este é o maior benefício que você pode obter desta vida."
Sathya Sai Baba.

Nenhum comentário:

Postar um comentário