23.4.11

Entrevista (4ª. parte) 1ª Conferência Mundial de Escolas Sathya Sai 2001

Sathya Sai Baba


Como envolver pais ativamente no programa Educare?

        É muito difícil envolver diretamente os pais no programa Educare. Por isso, Educare deve ser ensinado aos pais através de seus filhos. Os pais não sabem o que é Educare. O que eles entenderiam se vocês falassem sobre Educare a eles. Desde que vocês entendam o que é Educare, vocês ensinariam a eles através de suas ações.


         Qual o papel da tecnologia como computadores em educação?

   Para mim, tecnologia parece ser “truquenologia”. Eu não tenho computadores. Swami tem dito isso pelos últimos cinco anos. Agora computadores também estão tendo ataques de vírus, como seres humanos. Vocês devem tornar-se um “compositor” e não um “computador”. Quando um computador fica estragado? Isso acontece quando alguma coisa sai mal na cabeça do compositor. Vocês podem usar esta tecnologia para desenvolver a ciência. Primeiramente, ponha em ordem o computador que Deus lhes deu. Esse é sua própria cabeça. Hoje, usa-se o computador para cada pequeno cálculo. Isso parece ridículo. Deus nos deu uma calculadora melhor, nosso cérebro. Usem seus serviços.

       Claro, certos benefícios advêm de computadores. Eu não nego isso. Vocês devem usá-los dependendo da necessidade. Vocês todos são fascinados pelo computador devido a sua novidade. Mas o que o computador fez à nossa sociedade? Ele desenvolveu uma natureza condescendente em nós e causou desemprego. Desemprego leva ao aumento nos crimes. Por isso, devemos descartar tal maquinaria que torna tantas pessoas desempregadas. Ao invés disso, vocês devem encorajar indústrias domésticas, que proporcionam empregos às pessoas na própria casa.


       Como iniciar a primeira Escola Sri Sathya Sai em um país?

       Não é possível para todos iniciar escolas, visto que nem todos podem ter os recursos para fazê-lo. Mas podem iniciar Educare como uma continuação do programa de Educação Espiritual para crianças. Gradualmente, este pode conduzir à Escola. Aqui Eu tenho um ponto importante a mencionar. O bom trabalho feito por mulheres neste campo é altamente apreciável. Os homens ficam muito para trás neste aspecto. As mulheres estão de alguma forma encontrando tempo para a Educação Espiritual para crianças apesar de seus afazeres diários. Nesta Era de Kali, isto é uma agradável benção tanto para as mulheres como para as crianças. Os homens também deveriam se apresentar para participar de tal trabalho. Somente então a nação pode progredir. Escolas grandes e edifícios podem mergulhar-nos em preocupações quando temos falta de recursos. Trabalhem em pequena escala.


        Qual a visão de Sai Baba do futuro de Escolas Sri Sathya Sai ao redor do mundo?

     Não há nenhuma necessidade de nos preocuparmos com o que nos espera no futuro. Façam tudo quanto devem fazer, da melhor forma que puderem. Isto os levará a um futuro mais brilhante. O futuro é incerto, ele não está em nossas mãos. O presente é importante. O presente não é um presente comum; ele é onipresente. Cuide do presente, o futuro cuidará de si. Vocês já haviam imaginado no passado que poderiam chegar à situação presente de assistir a Conferência? Quando fazem um bom trabalho isso por si só lhes outorgará um bom futuro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário