19.4.11

Entrevista ( 3ª. parte) na 1ª Conferência Mundial de Escolas Sathya Sai

 Sathya Sai Baba


       Qual a qualidade mais importante que um professor eficiente deve ter?


Existe um vínculo de amor puro entre professores e estudantes. Os estudantes podem conquistar o coração de qualquer professor e um professor pode conquistar os corações dos estudantes. Se quiserem ser amados, devem amar os outros primeiro. Primeiramente, devemos aspirar pela verdade. A base da cultura Indiana é: "Falem a verdade, pratiquem a ação correta." Eu sempre fui muito humilde. Agora também, Eu ensino a mesma coisa aos estudantes. Vocês não podem agradar sempre, mas podem sempre falar de forma agradável! Mas, às vezes, precisa-se ser rigoroso. É o que Eu faço. Eu posso ser mais duro que diamante quando a situação exige. Por outro lado, Eu sou mais suave que manteiga. Os professores compreenderam esta minha natureza.


         Professores! Se vocês quiserem ter a confiança dos estudantes, devem se aproximar deles com amor. Vocês têm que apontar suas falhas e conduzi-los no caminho correto. Somente assim eles seguirão o caminho correto e aceitarão suas falhas. Pelo progresso e prosperidade da nação, os professores devem desenvolver amor pelos estudantes e moldar seus caráteres. Então a sociedade obterá muitos bons cidadãos.




        Como pôr em pratica educare no caso de crianças de favelas?

        A fim de moldar o caráter de tais crianças através do programa Educare, temos que visitar suas casas e ajudar as pessoas que vivem lá adotando projetos de serviço social como limpeza e saneamento. Então eles desenvolveriam o senso de limpeza e manteriam suas residências limpas. Vocês podem também aceitar a ajuda de membros do Grupo de Voluntários em tais projetos de serviço.


        Até estudantes das escolas podem ser levados àquelas áreas e orientados a se envolver em atividades de serviço. Com isso os estudantes desenvolveriam um gosto pelas atividades de serviço.



         Como o Senhor motiva crianças no programa Educare?



        Não é possível fazer crianças pequenas compreenderem a essência do Educare. Elas são jovens demais para compreender isso. Isso pode ser introduzido no nível universitário. Contudo, no nível escolar, podemos cultivar bons pensamentos e bons hábitos entre estudantes. Nós podemos também inspirar seus corações jovens narrando as histórias de grandes pessoas de suas respectivas terras, e exortando-os a seguir os ideais estabelecidos por elas. Por exemplo, a vida de Harischandra é um grande modelo de apego à verdade.


Nenhum comentário:

Postar um comentário