14.4.11

Entrevista na 1ª Conferência Mundial de Escolas Sathya Sai (1ª. parte)

Sathya Sai Baba

Quando as coisas fracassam em negócios de risco que se empreende,
Se a pessoa estiver encorajada e inabalável
E der as boas-vindas a tudo com um sorriso,
Abandonando toda a preocupação,
O coração de tal pessoa está preenchido com sabedoria.

Qual é a relação entre Religião, Espiritualidade e Educare?

           Manifestações do Amor Divino!

        É surpreendente para Mim notar que vocês têm sido incapazes de reconhecer a relação entre religião, espiritualidade e educare. Primeiramente, entendam o que é religião - 'Religião é compreensão'. Apenas quando vocês compreenderem a verdade sobre si próprios, entenderão o que é religião. Espiritualidade não é meramente entoar cânticos devocionais, fazer adoração, ir a templos ou em peregrinações ou encarregar-se de qualquer outra atividade benéfica. Espiritualidade é reconhecer a unidade de todos os seres.

        Eis um exemplo. Quando fechamos nossos olhos não podemos ver ninguém. Mas no momento em que os abrimos podemos ver milhares de cabeças neste salão. De onde vieram estas cabeças? Se examinarem a verdade, reconhecerão que seus olhos notam todas as cabeças. Elas não vêm de nenhum lugar externo.

        Reconhecer a unidade na diversidade é espiritualidade. A verdade básica a ser reconhecida é que existe apenas um Eu Superior em todos os seres. As questões e dúvidas surgem quando vocês vêem multiplicidade na unidade. A criação inteira emergiu do amor. Portanto, não existe diferença entre religião, espiritualidade e educare.

        Religião é compreensão de seu Eu. Espiritualidade também é descobrir quem vocês realmente são. Por exemplo vocês dizem: "Este é meu lenço, este é meu prato, esta é minha mão e este é meu corpo." Então quem são vocês? É preciso haver alguém que diga que possui o copo, o prato, a mão e o corpo. Quando investigarem esta verdade compreenderão que são separados de tudo isto e, de fato, vocês são o mestre de tudo isto. Esse mestre é o Eu Superior.

        O aspecto seguinte é educare. Como vocês podem se intitular educados se não compreendem o que é educare? A palavra 'educação' é derivada da raiz latina 'educare'. Enquanto educação refere-se à acumulação de fatos mundanos, educare é revelar a partir do interior. Educação é para ganhar a vida enquanto educare é para a vida. Educação é para subsistência, educare é para a meta suprema da vida. É fácil reconhecermos coisas fora de nós e é difícil olhar para dentro. Existem muitas coisas dentro de nós, que não são evidentes. Quando se junta as quatro letras D, E, U, S, obtém-se a palavra DEUS. Quando olham para as letras separadamente elas não têm nenhum significado por si próprias. Nosso empenho está em colocar juntas estas letras e obter o significado. Isto é educare. Educare significa revelar a partir do interior. O Eu Superior é nossa realidade mais íntima. Isso é o que educare deveria revelar. Portanto, não existe realmente nenhuma diferença entre os três - religião, espiritualidade e educare.

        Tudo que vemos nos outros é apenas um reflexo de nosso próprio eu. Se acusamos alguém como mau, é apenas nosso sentimento para com aquela pessoa que é mau. Qualquer que seja a impressão que tenhamos a respeito dos outros é um reflexo de nosso sentimento acerca deles. Tudo é apenas reflexo, reação e ressonância. Portanto, vocês não deveriam apontar defeitos nos outros. Vocês não têm o direito de apontar defeitos por que sua apreciação de uma pessoa é limitada à sua experiência com ela. Existem muitos aspectos da personalidade daquela pessoa que você não conhece. Por exemplo, vocês olham para Anil Kumar (secretário particular de Baba), vocês conhecerão somente sua roupa, sua compleição, sua altura e peso. Mas Anil Kumar não é meramente o que vêem. Existem tantas qualidades como amor, compaixão ou ira, que estão nele e que vocês não podem ver. Portanto, se querem conhecer completamente uma pessoa devem examinar todos os aspectos de sua personalidade. Em tempos modernos, as pessoas vão pela aparência física e julgam os outros baseadas em suas ações externas. Isto é errado. Por isso, o defeito encontra-se na visão e não na criação. Quando colocam óculos vermelhos tudo parece vermelho e quando colocam óculos azuis tudo parece azul. Apenas aquelas pessoas tolas que falham em reconhecer esta verdade fazem uso de críticas. Até no caso de um ser humano comum sua apreciação é errada, então como podem avaliar Deus?

        Deus tem muitas coisas inestimáveis em Seu depósito. Mas vocês vêm e pedem: "Swami, dê-me um medalhão." Vocês pedem a Ele um medalhão porque não sabem que presentes preciosos Ele pode lhes conceder. Não existe escassez de nada em Seu depósito. Portanto, vocês não devem pedir a Deus por algo específico. Quando for o tempo propicio, Ele lhes dará. Deus sabe e age adequadamente, baseado no tempo, local e situação certos. Esse é o porque de vocês notarem às vezes que Ele em pessoa vem e lhes dá coisas não solicitadas. Portanto, é muito difícil compreender Deus. Um ignorante, que deixa de entender este princípio, freqüentemente o interpreta mal. Mas vocês não devem tornar-se presa de tal calúnia.

        Assim educare, espiritualidade e religião não são diferentes um do outro. Eis um anel, uma corrente e os brincos - tudo isto são formas diferentes do mesmo ouro. Se alguém compreende esta verdade unificadora então onde está o espaço para a multiplicidade? Logo, Deus é Um embora Ele possa aparecer para vocês em formas diferentes. A base fundamental para tudo é o amor. Isto é o que vocês devem aspirar. Não se preocupem com religião. Só existe uma religião, a religião do amor. Educare significa revelar o amor divino latente no homem. Por isso se diz: o amor é Deus, vivam em amor. Então não haveria conflito no mundo e todos viveriam juntos alegremente. Somente quando há diferenças, há conflito. Coloquem de lado estas diferenças e vivam com o sentimento de unidade.

        Só há uma linguagem, a linguagem do coração;

        Só há uma religião, a religião do amor;

        Só há uma casta, a casta da humanidade;

        As religiões são muitas, mas o caminho é somente um e precisamos descobrir este caminho. "Ó filhos heróicos da Índia! Nenhuma religião é ruim para aquele que tem um bom senso de entendimento." É incorreto ver diferenças entre as religiões. Em nossa vida diária, precisamos compreender as limitações da educação. O que lêem pela primeira vez pode parecer novo para vocês, mas quando lêem muitas vezes não é mais novo. Eis um exemplo. Uma vez Deus quis conceder a liberação a uma pessoa e enviou Yama, o Deus da morte, até ela. Quando Yama aproximou-se deste devoto, ele perguntou se o devoto o conhecia. Mas o devoto respondeu que ele (Yama) era um estranho para ele. Então o Senhor Yama disse a ele que retornaria a ele somente quando ele pudesse reconhecê-lo. Quando Yama retornou após três dias a mesma pergunta foi feita ao devoto. Neste momento o devoto respondeu que Yama não era mais um estranho para ele, porquê ele já o tinha visto. Tudo parece estranho e novo antes de conhecido. Mas uma vez que nos conhecemos tendemos a abandonar as diferenças.

        Basicamente, vocês devem se livrar da sensação de diferença e desenvolver o sentimento de unidade. Então saberão que religião, educare e espiritualidade são um e o mesmo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário