17.4.11

Entrevista ( 2ª. parte) na 1ª Conferência Mundial de Escolas Sathya Sai

Sathya Sai Baba

Que relacionamento Escolas Sri Sathya Sai devem ter com o Governo? 


        Educação Sri Sathya Sai e Governo são duas entidades separadas. Não obstante, Escolas Sathya Sai devem ter bom relacionamento com o governo. Sai pertence a todos, mas o governo não pertence a todos. Escolas Sri Sathya Sai devem obedecer todas as regras do governo, mas com Sai, a única regra é o amor. Nas Escolas Sri Sathya Sai seguimos todas as regras de disciplina com amor. O governo impõe suas regras, por isso isto é 'força', mas o método Sai é da 'fonte'. Pode-se ter a educação Sri Sathya Sai junto com a educação governamental. A Educação Sri Sathya Sai confere valores humanos. Sigam estes valores e, ao mesmo tempo, sigam a educação governamental. Mas não os separem em divisões artificiais.



        Todo dia temos vinte e quatro horas à nossa disposição. No máximo passamos seis horas - três horas de manhã e três horas à tarde em escolas. Nós ainda temos dezoito horas à nossa disposição. Destinem seis horas para seu sono, seis horas para atividades pessoais e às seis horas remanescentes podem ser utilizadas para atividades espirituais e para desenvolver valores humanos. A Educação Sri Sathya Sai confere conhecimento prático, enquanto a educação governamental ensina apenas conhecimento livresco. Mas também não ignorem o conhecimento livresco, porque o primeiro nos concede felicidade espiritual e o último, felicidade mundana. Educação governamental nos dá os meios de subsistência enquanto a educação Sri Sathya Sai leva à meta suprema da vida. As duas constituem os dois lados da mesma moeda.



Sendo professores, como podemos compreender as mentes dos estudantes?



        O professor deve primeiro ter uma compreensão completa de sua própria mente antes de tentar entender as mentes dos estudantes. Se a mente do professor for boa os estudantes vão refletir isso em seu comportamento. Uma vez que o professor não pode ver a mente do estudante, ele tem que entendê-la apenas pela observação do comportamento do estudante. O professor deve observar e analisar o comportamento do estudante com os seus pais, seus amigos e seus colegas. Fundamentado nisto, ele será capaz de conduzir o estudante ao caminho certo.



        Às vezes, os pais dão liberdade demais para as crianças e as crianças, por sua vez, empregam mal esta liberdade para interagir com seus amigos com licenciosidade no comportamento. Na escola sua liberdade é restringida. Ele precisa ser ensinado a equilibrar liberdade e disciplina. O professor não pode interferir nos assuntos familiares do estudante, pois os pais dão liberdade a suas crianças como resultado de seu amor. No entanto, os professores precisam manter-se em contato com as atividades dos estudantes em casa. Mas a triste situação da época moderna é que os pais são noventa e nove por cento responsáveis por suas crianças entrarem em maus caminhos, por supri-las com excesso de dinheiro e liberdade. Os pais estão mal orientados por supor que suas crianças ficariam magoadas se sua liberdade fosse restringida. Mas eles se sentem abatidos se a criança se desvirtua e segue maus caminhos.



        A criança precisa ser bem preparada do início. Exatamente como os quebra-molas controlam a velocidade de veículos na estrada para garantir a segurança, assim também restrições precisam ser aplicadas à liberdade das crianças para sua segurança. Deve ser dada liberdade à criança em áreas relacionadas à ação correta e ela precisa ser punida quando erra. Quando os pais dão liberdade a suas crianças, devem observar cuidadosamente como as crianças se comportam. É assim que a criança seguirá o caminho correto. A primeira responsabilidade cabe à mãe para a criança trilhar o caminho correto. Geralmente, se na família a filha tem o caráter prejudicado por excessivo mimo, a mãe é responsável e se o filho extravia-se, o pai é responsável.



        É para assegurar que liberdade ilimitada não seja dada às crianças, que a instituição chamada escola veio a existir. É aqui que professores devem impor um equilíbrio entre liberdade e restrição na vida do estudante. O professor precisa aconselhar o estudante regularmente de que sua conduta será responsável pela reputação obtida para seus pais e para a escola na qual ele estuda.



        Em alguns países o conceito de gentileza e respeito aos mais velhos não é tratado como importante. Os professores das escolas Sathya Sai precisam orientar os estudantes no caminho correto. Os professores precisam alertar o estudante de que ele nasceu como um humano, e que não é nem um 'animal selvagem' para infligir terror nos corações das pessoas nem um 'animal doméstico' (pessoa manejável) para ter medo dos outros. Os estudantes não devem ter nenhum motivo para ter medo nem devem causar medo nos outros. Desta maneira, o professor precisa conduzir os estudantes no caminho correto. A vida é uma longa jornada e não pode ser despendida de uma forma trivial. Ela precisa ser utilizada da maneira mais auspiciosa possível. Nós devemos aspirar uma vida divina e não uma vida longa. É possível efetuar uma mudança nos estudantes através deste bom conselho.



        Vocês são mestres (Acharya) e não meramente um professor. Acharya é alguém que primeiro pratica e depois ensina o mesmo a seus estudantes. Deste modo quando quiserem ensinar bons princípios aos estudantes, primeiro pratiquem e depois dêem o exemplo. Por exemplo, se vocês fumam na classe, os estudantes também os imitarão e começarão a fumar. Se tentarem corrigi-los dizendo que fumar é prejudicial à saúde, os estudantes irão perguntar-lhe: "Professor, então por que o senhor está fumando?" A verdadeira característica da boa educação é o bom ensino. O bom ensino causa a transformação nos estudantes. Ele fará os estudantes confessarem seus enganos perante o professor. Eu conheço isto muito bem. Às vezes puno Meus estudantes por seus enganos e sou rigoroso com eles. No entanto, Eu os amo e dou a eles o que precisam. Isto transforma seus corações. Eles vêem e rogam a Mim: "Swami, por favor, perdoe-nos. É nossa falha não nos conduzirmos de acordo com Suas palavras. Agora compreendemos isso. Swami, nunca repetiremos tais falhas novamente". Palavras que surgem do arrependimento verdadeiro enternecem o coração de Swami e Swami os perdoa dizendo: "Meu querido filho, tudo que Eu faço é para o bem de vocês." Todos os professores podem aprender a imitar este exemplo.


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